terça-feira, 7 de abril de 2015

Avaliação dos resultados do SEAPE

Avaliar é refletir sobre uma determinada realidade, a partir de dados e informações, e emitir um julgamento que possibilite uma ação para reorientar uma aprendizagem melhor.


Reunião da Equipe Pedagógica,  Missilene Neri - Gestora, Irlene Pinheiro - Coordenadora de Ensino, Lucimeire Rocha - Coordenadora Pedagógica, com a Prof.ª Francisca Avelino - Técnica do Ensino Fundamental I do Departamento de Ensino da SEE, para Analisar e Interpretar os Resultados do SEAPE- Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem Escolar/2014 - para (re) planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula.


Cipriano Carlos Luckesi, professor de pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, lembra que a boa avaliação envolve três passos: 
Saber o nível atual de desempenho do aluno (etapa também conhecida como diagnóstico);
Comparar essa informação com aquilo que é necessário ensinar no processo educativo (qualificação);
Tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados (planejar atividades, sequências didáticas ou projetos de ensino, com os respectivos instrumentos avaliativos para cada etapa).

Ao comparar os resultados de 2014 com os anos anteriores, percebemos a evolução da atuação dos nossos alunos. E, essa melhoria na qualidade do nosso ensino é fruto do esforço e dedicação de todos os atores envolvidos com a escola; professores, alunos, pais, servidores de apoio, equipe gestora e conselho escolar.

Nossos sinceros agradecimentos a professora Francisca Avelino, da equipe pedagógica da SEE que nos acompanhamento, realiza  formação continuada  e apoio necessário para melhorarmos a aprendizagem dos nossos discentes.

Interpretações pedagógicas dos resultados:
Quais alunos estão nos padrões mais baixos?
Verificar as habilidades já desenvolvidas e quais precisam ser reforçadas e mais trabalhadas?
Quais práticas pedagógicas podemos implementar em sala de aula para o desenvolvimento de habilidades nesses grupos de alunos?
Elaborar o Plano de Intervenção associado aos descritores menos acertados.

Utilização dos resultados pelos professores
Intervenção pedagógica
Foco nos alunos com dificuldades
Ações de reforço escolar
Planejamento das ações de sala de aula








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