quarta-feira, 15 de abril de 2015

12 dicas para valorizar o professor de seu filho

Entenda porque o professor do seu filho merece ser valorizado e conheça algumas ações simples que ajudam a garantir isso

Texto Laura Parisi



O professor é o grande protagonista do ensino. Sem a interação dele com os alunos, o processo de aprendizagem não é otimizado. Para pesquisadores de diversas áreas, não há dúvidas de que o papel do professor é determinante para o bom desempenho escolar dos alunos. Quanto melhor for o desempenho do professor, melhor será o desempenho do aluno. Outros fatores - como escolaridade dos pais, infraestrutura escolar, acesso a materiais didáticos também influenciam a aprendizagem, claro, mas a qualificação do professor é o que mais impacta no êxito do aluno. 


12 dicas para valorizar o professor do seu filho


Ensine seu filho a respeitar o professor - afinal, ele será seu grande parceiro no processo de aprendizagem.

Estimule que seu filho tenha postura de estudante (respeitar os horários de entrada e saída e manter cadernos organizados, por exemplo).
http://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/entrevistas/canto_4.gifhttp://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/entrevistas/canto_2.gifhttp://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/entrevistas/canto_3.gif
Oriente seu filho a sempre ouvir o professor e os colegas.
http://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/entrevistas/canto_4.gifhttp://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/entrevistas/canto_2.gifhttp://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/entrevistas/canto_3.gif
Valorize o professor sem qualquer preconceito de gênero, idade, raça etc. E lembre-se que ele estudou e se preparou para exercer sua função.

Demonstre interesse pelo trabalho do professor, sem cobrança excessiva.

Frequente as reuniões e os demais eventos na escola (saraus, festas, eventos esportivos etc).

Estabeleça uma parceria com ele, acompanhando a formação do seu filho.

Reivindique uma escola em boas condições (trabalhar e estudar em um ambiente limpo, organizado e com boa infraestrutura é crucial).

Procure saber se a escola oferece formação continuada a ele.

Aprecie as iniciativas do professor, como a ideia de reunir as produções das crianças em um livro ou de fazer uma apresentação para a comunidade.

Compreenda que os papéis da escola e da família são complementares - cabe à primeira favorecer o desenvolvimento das capacidades da garotada e à segunda, acolhê-los num ambiente provedor e afetivo.

Eleja governantes comprometidos com a causa da valorização docente.

Fonte: educarparacrescer.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário