terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O caráter que leva ao sucesso



Reportagem de Camila Guimarães


Pesquisas comprovam que traços de personalidade são decisivos para o sucesso na educação e no trabalho. Agora, as escolas se preparam para ensiná-los e avaliá-los. Esses traços importam tanto quanto a inteligência para  se dar bem na escola e na vida.


Perseverança – é o que mais influencia na nota dos alunos e no desempenho na faculdade. Está relacionada a diversos outros atributos, como ser esforçado, concentrado e resiliente. Os perseverantes não desistem de uma meta, como passar numa faculdade difícil, apesar de obstáculos, distrações e imprevistos. São organizados, planejam seus estudos e não têm preguiça.


Autocontrole – é o principal atributo daqueles que conseguem resistir aos impulsos (de sair com os amigos ou perder tempo no Facebook em vez de estudar). As pesquisas comprovam que controlar os impulsos na infância e na adolescência traz ganhos na vida adulta. Na escola, o autocontrole forma atitudes como não faltar às aulas, participar das atividades propostas em classe, fazer a lição de casa. Num estudo da Universidade de Chicago, a falta de autocontrole explicou 61% dos fracassos num grupo de alunos acompanhado do 9° ano até o ensino médio.


Extroversão – é a característica de quem não fica só no campo das ideias e consegue realizar os objetivos. Um aluno pode estar motivado para fazer um trabalho (sua nota final para passar de ano pode depender disso), mas não ter capacidade de concretizá-lo. Os efeitos da extroversão nas notas dos alunos são difíceis de captar. Sabe-se que profissionais com esse atributo bem desenvolvido tendem a ganhar mais. Os psicólogos especializados nesse tipo de comportamento trabalham em grandes empresas, recrutando gente extrovertida.


Protagonismo – diz respeito às crenças do aluno a respeito de seu desempenho: “Minhas habilidades e competências podem ser melhoradas com meu esforço”; “ sou capaz de fazer isso”. Os alunos se tornam responsáveis por suas conquistas. É o oposto de quem acredita que uma ou outra matéria não é para ele , que se dar bem na escola depende de sorte ou de habilidades inatas. O que acontece na sala de aula tem forte influência sobre essas crenças. Há um longo histórico de pesquisas comprovando que elas podem ser estimuladas.


Curiosidade – A vantagem desse atributo é que pessoas curiosas tendem a ser abertas a novas experiências e a assumir riscos – habilidade valorizada no mercado de trabalho. Com essa disposição de experimentar o novo, o aluno acaba desenvolvendo outra característica fundamental na escola: não ter medo de errar. Os curiosos lidam melhor com o fracasso. É a segunda característica pessoal que mais influencia positivamente nas notas (depois da perseverança). As pesquisas mostram que jovens curiosos têm menos chance de largar a faculdade ou o trabalho.


Trabalho em equipe – Pessoas com essa característica agem e trabalham de forma cooperativa, sem egoísmo ou centralização de decisões. São tolerantes com os colegas e os professores. Sabem ouvi-los e admitem quando estão errados. Esse traço de personalidade traz a vantagem de ajudar a enxergar o mesmo problema de formas diferentes. Isso aumenta o desempenho do aluno, especialmente no ensino fundamental. A dificuldade para trabalhar em equipe está ligada à delinquência juvenil e à criminalidade.

Fonte: Revista Época – 21/10/2013

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