quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Escolas Sustentáveis


Escolas sustentáveis são definidas como aquelas que mantêm relação equilibrada com o meio ambiente e compensam seus impactos com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas, de modo a garantir qualidade de vida às presentes e futuras gerações.
Já, pelo segundo ano consecutivo temos no Projeto Político da Escola o "PROJETO SUSTENTABILIDADE", cuja culminância se dá com a Feira do Conhecimento.
Agora em Setembro fomos contemplados com recursos do PDDE/FNDE no valor de R$ 12.000,00 para continuarmos na busca de sustentabilidade e a implementação da “Agenda 21” na Escola como contínuo exercício permanente, prevendo alterações graduais no ambiente e na rotina escolar.


AÇÕES: 1-Apoiar a criação e o fortalecimento da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida). Atividades: 1.1-Criar, estruturar e fortalecer a comissão de Meio Ambiente e Qualidade de vida na escola; 1.2-. Elaborar uma agenda para realização das ações; 1.3- Promover Palestras relacionadas ao tema; 1.4- realizar oficinas; 1.5- visita ao Parque Chico Mendes.
Itens financiáveis: Contratação de Serviço terceirizado e transportes (Aluguel de ônibus); Aquisição de Datashow; 





AÇÕES 2. Adequar o espaço físico visando à destinação apropriada de resíduos da escola, eficiência energética e uso racional da água, conforto técnico e acústico, mobilidade sustentável e estruturação de áreas verdes; Atividades: 2.1- Realizar projeto da construção de horta para produção de alimentos orgânicos, 2.2- Confecção de placas educativas 2.3- Aquisição de material elétrico. Itens financiáveis: Adubo, Carrinho de mão. Madeira. Lâmpada de baixo consumo; Bocal. Serviços: Contratação de mão de obra para a realização da construção da horta; Contratação de mão de obra para a substituição das lâmpadas das 10 salas de aula por lâmpadas de baixo consumo.


AÇÕES 3. Promover a inclusão da temática socioambiental no projeto político pedagógico da escola. Atividades: 3.1- palestras e passeatas com alunos, pais, professores e demais funcionários para a conscientização da comunidade, 3.2- Confecção de folders, placas educativas e faixas para palestras e passeatas. Itens financiáveis: confecção de faixas, folders, placas e banners. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário