terça-feira, 19 de março de 2013

Parecer do CNE aponta para o cumprimento dos 200 dias letivos

O Ministério da Educação homologou nesta terça-feira, 19, parecer nº 21/2012 da
Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) referente à Lei Geral da Copa. 
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.
O parecer aponta que os sistemas de ensino deverão estabelecer seus calendários escolares, 
com 200 dias letivos, nos termos que se encontram dispostos no § 2º do art. 23 da Lei nº 9.394, de 1996
(Lei das Diretrizes e Bases da Educação), porém, são recomendados eventuais ajustes 
nos calendários escolares em locais que sediarem jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014, 
em conformidade com a Lei nº 12.663, de 2012 (Lei Geral da Copa).
O parecer ainda aponta que a Lei Geral da Copa não revoga a LDB, no § 2º do art. 23, 
porque são leis de naturezas diferentes.
Texto extraído do site do MEC

segunda-feira, 18 de março de 2013

Projeto XÔ MOSQUITO


    
Alunos atendidos: Alunos do 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental e EJA
Duração: 03 semanas
Período: 25 de março à 12 de abril de 2013
JUSTIFICATIVA:                             
Tendo em vista que o Brasil enfrenta, nos últimos tempos, a maior epidemia de dengue, torna-se de alta relevância a execução deste projeto.
OBJETIVO GERAL:
Trabalhar junto à comunidade escolar, visando conscientizá-la quanto à importância de prevenir a dengue, pois que esta é uma doença grave e que vem causando muitas mortes.


Projeto de Leitura


Ler é um prazer!



Alunos atendidos: Do 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental
Período: Março a Novembro de 2013

OBJETIVOS: 


  • Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno; Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas; 




  • Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita. 




  • Estimular o desejo de novas leituras;




  • Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;   




  • Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens; 




  • Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora. 



terça-feira, 12 de março de 2013

Agora é pra valer.

Amanhã, dia 13 de março, quarta-feira, finalmente começaremos o início do ano letivo 2013. O quadro de professores está fechado. Aliás, professoras. Isso é muito bom. A SEE, como havia prometido em reunião com os pais, no pátio da escola na quinta-feira, cumpriu com a promessa. Nosso quadro está completo. Cabe-nos, neste momento agradecer a SEE e aos pais que decidiram entrar nessa luta. Obrigada! 
No entanto, ainda continuamos com o quadro da EJA incompleto, ou melhor, faltando 15 professores. Por isso, as aulas continuam suspensas.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Aulas suspensas

Mal inciamos o ano letivo tivemos que suspendê-lo por dois motivos:
1.º - Decisão da comunidade escolar de que o início das aulas somente se o quadro de professores estivesse completo (faltavam 04 professores);
2.º - Dos 16 professores lotados na escola, 07 foram remanejados das Escolas Raimunda Balbino e João Paulo I que estão fechadas passando por reformas.

Aconteceu que, ao tomarem conhecimento sobre o remanejamento desses professores provisórios, as diretoras dessas escolas, imediatamente foram a Secretaria de Educação reivindicar o retorno dos mesmos para as suas escolas. O que foram prontamente atendidas.


É discricionário o poder da Administração de transferir seus servidores através de ato motivado, no interesse do serviço público e dentro do quadro a que pertencem, sem desviar portanto a sua finalidade.



Desde a primeira convocação de professores pela SEE, no início de fevereiro, temos, quase que diariamente, nos dirigido aos setor de Lotação reivindicando professores para a nossa Escola. Hoje, no quadro da escola não há professores efetivos, só provisórios. Atendemos 570 crianças em 20 turmas nos períodos da manhã e tarde do 1.º ao 5.º ano.
Diante da dificuldade de professor e apreensivos pelo retardamento do início das aulas fizemos a proposta para a Diretora de Gestão Institucional que, remanejasse os professores das escolas supra citadas para a nossa escola, estando as mesmas sem atividades poderiam sem mais prejuízos aguardarem a lotação das próximas convocações. Verificando a possibilidade com a Gestão de Pessoal chegou-se ao consenso que a proposta era viável. Onde mobilizou-se o Setor de Lotação para o chamamento desses profissionais e o seu imediato remanejamento. Isso deu-se na terça-feira, dia 05 de Março. Dia 06 (quarta-feira) fizemos um breve e resumidíssimo planejamento pedagógico para as aulas começarem na quinta-feira, dia 07. O que aconteceu pela manhã como mostra a postagem abaixo.
Entretanto, o que parecia resolvido foi novamente interrompido pelos motivos acima expostos. 
Os pais dos alunos que permaneceram sem aulas iniciaram um  movimento para protestar e chamaram a imprensa. A partir, daí, receberam a adesão dos pais dos alunos do turno da tarde e continuaram com o protesto fechando a rua enfrente à escola.
Esteve presente no protesto para conversar com os pais a Gestora Institucional da SEE onde prometeu para terça-feira, dia 12 de março a resolução do problema. Os professores que estavam, digamos assim, "emprestados para a escola" foram devolvidos e as aulas suspensas, inclusive da EJA que também apresenta um déficit de 14 professores para atender as 09 turmas.
A remoção é a alteração de lotação do servidor público, dentro do mesmo quadro a que pertence. A redistribuição de pessoal ocorrerá sempre no interesse do Serviço Público. 
Neste, digamos assim, cabo de guerra, prevaleceu os interesses dos companheiros em detrimento do serviço público. Parafraseando a Getúlio Vargas eu diria: aos amigos tudo aos colegas os rigores da lei.
Ao leitor deixo as seguintes indagações: 
O que você faria se você fosse o chefe da lotação:
1. O professor seria lotado pelo interesse público ou individual?
2. O critério para lotação do professor teria um peso e duas medidas?
3. Daria preferência a lotação do professor nas escolas que estão em reformas?
4. Daria preferência a lotação do professor nas escolas com necessidades?

“UM peso, DUAS medidas” ou ” DOIS pesos e DUAS medidas”


Compartilho  a pequena pesquisa que realizei na web sobre  o tema:
“A origem é Socrática, ou seja, do filósofo grego Sócrates.
Embora seja o menos usual, o dito que está correto é “um peso, duas
medidas”, e não a variante “dois pesos e duas medidas”.
Significado: tratar uns com justiça e outros com injustiça, ter
condutas diversas diante de situações idênticas, aplicar a lei ou a
regra com mais ou menos rigor de acordo com a conveniência.”
Autor: Roberto Parentoni



quinta-feira, 7 de março de 2013

Início do ano letivo

Hoje, dia 07 de Março, iniciamos o ano letivo 2013. A falta dos professores foi o que resultou neste atraso.
Mas, enfim, ainda faltando 02 professores  no turno da manhã para 1.º e 5.º anos e a tarde, também, com necessidade de 02 professores para do 4.º e 5.º anos.