quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

PGE, SEE e sindicatos discutem acordo que beneficiará professores



A Procuradoria-Geral do Estado, por meio da Procuradoria Judicial, reuniu nesta semana representantes da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), do Sindicato dos Trabalhadores da Educação no Estado e do Sindicato dos Professores Licenciados para tratar de um acordo extrajudicial que beneficiará mais de 3.500 professores da rede pública de ensino do Acre. O acordo se refere aos docentes que têm o direito ao terço de férias proporcionais a quarenta e cinco dias, nos termos do artigo 26, da Lei Complementar Estadual nº 67/99.

Segundo o procurador do estado, Armando Melo, Chefe da Judicial, com a demanda de ações judiciais impetradas pelos professores, o Estado do Acre tem a intenção de reconhecer o direito da classe. De acordo com a ação, o estado vinha pagando os valores sobre os 30 dias de férias.

“Os valores retroativos a serem pagos se referem ao período de 2007 a 2012, em que não houve prescrição. Estão incluídos no pagamento tanto os servidores sindicalizados como não sindicalizados”, destacou Melo, enfatizando que estão incluídos no acordo tanto os servidores que ajuizaram a ação como os servidores que ainda não o fizeram.

Ainda segundo a PGE, serão beneficiados servidores aposentados que tiveram o direito adquirido no período da atividade (2007 a 2012). Os valores pagos a título de adicional de férias entrarão na base de cálculo do imposto de renda, e caso o servidor atinja a margem de tributação, o referido imposto deverá ser deduzido em folha.

O procurador destacou ainda que é necessário que haja a realização de assembleias pelo Sinteac e Simplac com seus filiados para aprovação da proposta de acordo. A combinação beneficiará exclusivamente os professores que no período de 2007 a 2012 se encontravam em regência de sala.
Fonte: www.contilnetnoticias.com.br

STF decide que piso nacional de professor vale a partir de abril de 2011


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (27) por maioria, oito votos a um, que o piso nacional de salário do professor deve ser pago pelos estados a partir de 27 de abril de 2011, data em que o próprio Supremo considerou constitucional a lei que estabeleceu a remuneração básica.

Promulgada em 17 de julho de 2008, a norma estabelece que nenhum professor da rede pública pode receber menos que o piso nacional para uma carga horária de até 40 horas semanais. Para 2013, segundo o Ministério da Educação, o valor do piso é de R$ 1.567.

A decisão foi tomada no julgamento de recursos apresentados pelos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará, que alegaram que não tinham condições financeiras de pagar os valores retroativos.

O relator do processo e presidente do tribunal, ministro Joaquim Barbosa, foi o único contrário ao pagamento retroativo desde 2011 - ele queria que os estados fossem obrigados a pagar os valores atrasados desde 2008.

"Visivelmente, esses estados todos não querem cumprir a lei. Eles ingressam com embargos, daqui a pouco virão outros embargos", disse Barbosa. O ministro Marco Aurélio Mello, então, questionou: "Mas eles não têm numerário". E Barbosa rebateu: "Eles têm numerário para outras coisas. Seguramente têm", afirmou.

Joaquim Barbosa argumentou que os estados já tiveram prazo para se adequar e fazer o pagamento adequado aos professores.

O ministro Teori Zavascki foi o primeiro a atender o pedido dos estados para que o piso só valesse a partir de 27 de abril. Ele foi seguido por Rosa Weber, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Marco Aurélio. O ministro Dias Toffoli, que foi advogado-geral da União na época da criação da lei, se declarou impedido de analisar o caso.

Zavascki argumentou que os gastos poderiam comprometer o Orçamento dos estados. "A informação que se tem é que os gastos são elevados em alguns estados comprometendo seriamente a previsão orçamentária."

Lewandowski concordou e afirmou que somente a partir da decisão do Supremo é que os estados puderam adequar seus gastos.

A defesa do governo do Rio Grande do Sul argumentou no julgamento que, caso o estado tivesse de pagar o retroativo, o passivo somaria R$ 3 bilhões, verba anual de toda a segurança pública.

Mariana OliveiraDo G1, em Brasília

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Como saber quando é correto usar onde e aonde?



Ambos são advérbios usados para indicar lugares, porém a preposição a de aonde indica que essa palavra deve ser usada somente quando estiver relacionada a verbos que pedem tal preposição e a orações que sugerem movimento. Isso ocorre em "Aonde você vai?" - já que quem vai sempre irá a algum lugar - e "Aonde ele está me levando?", pois quem leva tem de levar alguém ou algo a um lugar. Para conferir se o uso está correto, basta substituir aonde por para onde: "Para onde você vai?" Onde deve ser relacionado a situações que fazem referência a um lugar e quando a ideia de movimento não está presente. Por exemplo: "O bairro onde você mora é perigoso" e "Não conheço a cidade onde minha mãe nasceu". 
Mesmo sabendo essas regularidades, é importante atentar para mais um detalhe. Onde somente deve ser empregado para designar locais físicos, ou seja, não pode ser usado em situações como "Ele conta piadas onde a vítima é sempre um português". Nesse caso, o correto é usar em que

Texto retirado do site http://revistaescola.abril.com.br acesso em 25 de Fev. 2013.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cadê os professores?



Sexta-feira, fim de expediente. O início das aulas que estava marcado para o dia 25, segunda-feira, foi adiado novamente. Até o momento, dos 20  professores do 1.º ao 5.º ano somente 08 foram lotados na escola. No caso da EJA,  continuamos sem nenhum professor. Estamos dependendo da lotação dos professores, pela SEE, para marcarmos uma nova data para o início das aulas. 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Dia a dia do seu filho



Os pais e responsáveis têm o direito de acompanhar a educação de seus filhos. Participar ativamente da vida escolar das crianças interfere positivamente na qualidade do ensino. Veja algumas recomendações que podem melhorar a relação ensino-aprendizagem e garantir o sucesso de seu filho na escola:

* Cultive o hábito da leitura em sua casa.



* Ajude seu filho a conservar o livro didático. O material servirá para outros alunos futuramente.

* Acompanhe a frequência da criança ou do adolescente às aulas e sua participação nas atividades escolares.

* Visite a escola de seus filhos sempre que puder.

* Observe se as crianças ou adolescentes estão felizes e cuidadas no recreio, na hora da entrada e da saída.

* Verifique a limpeza e a conservação das salas e demais dependências da escola.

* Observe a qualidade da merenda escolar.

* Converse com outras mães, pais ou responsáveis sobre o que vocês observam na escola.

* Converse com os professores sobre dificuldades e habilidades do seu filho.

* Peça orientação aos professores e diretores, caso perceba alguma dificuldade no desempenho de seu filho. Procure saber o que fazer para ajudar.

* Leia bilhetes e avisos que a escola mandar e responda quando necessário.

* Acompanhe as lições de casa.

* Participe das atividades escolares e compareça às reuniões da escola. Dê sua opinião.

* Participe do Conselho Escolar.


 Texto retirado do site do MEC. http://portal.mec.gov.br




Práticas de ensino


Estudantes superam desafio de evoluir no comportamento

Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013 

Ao ingressar na Escola Municipal Henrique Castriciano, em Natal, Rio Grande do Norte, no início de 2012, a professora Danielle de Andrade Queiroz começou a lecionar a duas turmas de quarto ano do ensino fundamental marcadas pela indisciplina e pelo desrespeito com professores e colegas. As dificuldades geradas pelo mau comportamento e brigas constantes motivaram a professora a criar o projeto Queremos Respeito; Portanto, Respeitamos o Outro, um dos ganhadores da sexta edição do Prêmio Professores do Brasil.


Cada atitude desrespeitosa levava Danielle a estimular a reflexão entre os estudantes para fazê-los perceber como se sentiriam se as posições se invertessem e alguém fizesse a eles aquilo que estavam fazendo. Como os alunos não se tratavam pelos nomes próprios, somente por apelidos, geralmente pejorativos, a professora começou a trabalhar com essa questão, com dinâmicas na sala de aula.

A partir dessas reflexões iniciais, o projeto pedagógico foi crescendo e tomando dimensão mais ampla. Como os estudantes tinham grande déficit de aprendizagem, Danielle resolveu unir o projeto sobre o respeito a um outro, de literatura, o Era uma Vez Dois e Três. Assim, criou um espaço literário na sala de aula. “Uma malinha literária era levada para o intervalo e podia ser usada também por estudantes de outras turmas”, afirma a professora. “Isso acabou criando laços afetivos entre eles.”


Antes da leitura e da escrita, foi desenvolvida a questão da afetividade. “Quando eles alegavam não conseguir fazer alguma coisa, eu dizia: ‘Conseguem! Vocês são inteligentes e têm capacidade’, e ia elevando a autoestima deles.” Assim, Danielle conseguiu o que sempre procurou. Ou seja, estabelecer laços afetivos e inseri-los no dia a dia dos estudantes. “Eles começaram a ter amizade e união entre si”, destaca.

Livros — Com o sucesso do trabalho, os alunos de Danielle passaram a ser convidados para organizar eventos na escola, ministrar seminários em outras turmas ou simplesmente conversar com os demais estudantes. “Eles começaram a se achar importantes”, assinala a professora. Segundo ela, a maior vitória foi a publicação de dois livros, elaborados totalmente pelos alunos — Paz na Escola, por um Mundo Melhor e Victor, o Menino que Queria Ser Respeitado. “Foi um trabalho coletivo, realizado durante o ano todo.”

Além disso, alguns alunos passaram a realizar trabalhos independentes, como livros de histórias e de poesias. “Com o projeto, criamos escritores e conseguimos coisas que nem imaginávamos”, ressalta a professora, que admite surpresa com o trabalho desenvolvido pelos estudantes a partir do tema drogas. “Apresentei um desafio, e eles conseguiram superá-lo”, destaca. “Criaram histórias e depois as dramatizaram.”

Em 2013, Danielle assume novas funções. Há 15 anos no magistério, com formação em pedagogia e especialização em educação infantil e em psicopedagogia, ela será gestora do Centro Municipal de Educação Infantil Fernanda Jales.



Fátima Schenini



Saiba mais no Jornal do Professor
(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/jornal.html)

O início das aulas será...

    O início das aulas será...






O ano letivo estava marcado para começar dia 18/02 e foi remarcado para o dia 25/02, próxima segunda-feira. Acontece que até o momento, somente duas professoras foram lotadas na escola. Ainda faltam 18 professores para o Ensino Regular e "todos" os professores para as 9 turmas da EJA I, EJA II e Ensino Médio.
Mesmo que o edital de convocação seja publicado amanhã, dia 21, quinta-feira, e todos os professores se apresentem até sexta-feira ( o que me parece improvável), contando com os três dias de planejamento pedagógico , necessário e imprescindível, provavelmente, as aulas serão iniciadas somente no dia 28/02 - (quinta-feira).


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Aquisição de um computador

Aquisição de um computador para agilizar os trabalhos da secretaria 

Nossa querida digitadora Célia Barbosa está toda prosa. E o motivo? É que ela agora tem um computador novinho para trabalhar! É uma das aquisições adquiridas com recursos do FNDE.


Além do Computador, a escola também adquiriu um Home Theater para melhorar o áudio dos vídeos pedagógicos e enriquecer às aulas. Servirá, ainda, para desenvolver habilidades musicais dos alunos com o karaokê.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

1.ª reunião de trabalho

1.ª reunião de trabalho na Escola João Paulo II



Ontem, dia 08 de Fevereiro, a Equipe Gestora esteve reunida com o pessoal de apoio administrativo da escola para a primeira reunião do ano. A pauta foi extensa, começando com uma belíssima mensagem de otimismo lida pela Coord. Pedagógica Prof.ª Lucimeire Rocha, para em seguida a Coord. de Ensino Prof.ª Irlene Pinheiro apresentar os dados do PROA 2012 e falar sobre os avanços conquistados no desempenho dos alunos.

A Gestora, Profª. Missilene Neri   fez um balanço das ações da gestão no primeiro ano de seu mandato. 

Ainda, discutiu-se as normas e regras da escola, passando pelas funções e atribuições de cada um, o trato com os alunos e os pais, os projetos que serão desenvolvidos, chegando a cota do cafezinho, dos aniversariantes que serão comemorados a cada bimestre e finalizando, tratou-se da confraternização no final do ano.



deixou claro a gestora, que o ano letivo não iniciará no dia 18 próximo pois até o momento, somente 02 dos 20 professores para o ensino regular e nenhum da EJA, haviam sido lotados pela SEE.
Nesta reunião ficou decido que, mesmo não havendo uma data definida para o início do ano letivo, todos os servidores de apoio deverão se apresentar no dia 18/02.
              
Para finalizar, a gestora passou os informes das decisões que já foram encaminhadas neste mês de Janeiro afim de melhorar a qualidade da gestão e melhorar o atendimento aos alunos e à comunidade. 
       
                       Bebedouros limpos!



A gestão comunicou que o filtro e bebedouros passaram pela assistência técnica para manutenção e limpeza.
      
                                
                              Iluminação!
Solicitou junto a Secretaria Municipal de Obras iluminação para os postes que passam enfrente a escola e nas ruas próximas devido à grande escuridão que reinava nesta área, pleito este que já foi prontamente atendido pelo Dr. Ricardo Araújo e todos os postes estão com iluminação.

                            Limpeza da Fossa



Que solicitou junto a SEMSUR a limpeza da fossa e que também já foi prontamente atendida.

Rede elétrica, cabos lógicos e manutenção do Laboratório de Informática



Solicitou junto a SEE e já foi atendida: manutenção da rede elétrica, instalação, troca de tomadas, lâmpadas e reatores. Instalação de rede de cabos lógicos e manutenção do Laboratório de Informática. 

                                 Semáforo
Relembrou a luta para conquistar o Semáforo no início do ano passado enfrente a escola.


Algumas fotos da equipe que participou da reunião. 
(da esquerda para a direita) 
Conceição, Francisca Bezerra, Laíde e Auxiliadora.

Ieda, Eli e Josefa na frente, e atrás, da direita para a esquerda - Maria Nascimento, Socorro, Glória e Célia Barbosa.
Guiomar, Olímpia, Lucimar, Conceição e Francisca Bezerra.

 Aqui as meninas maravilhosas que cuidam da limpeza


Por último, da esquerda para a direita, a Secretária da Escola Célia Guedes, a Coordenadora Administrativa Lurdinha e o Digitador da manhã nosso querido Tião.



Por um erro na máquina fotográfica as fotos estão com as datas erradas. 



terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Limpando e organizando

As meninas que cuidam da limpeza se dedicam com muito amor e carinho para deixar a escola limpinha e organizada para o início das aulas.

 Parabéns meninas, mesmo  com a equipe reduzida vocês não deixam a peteca cair!


Professora Josefa, como sempre, organizando e construindo os painéis da escola.



Dia de faxina na sala do AEE - Professora Raimunda Lima com a mão na massa.